domingo, 25 de maio de 2014

Unicórnios

Os unicórnios são criaturas muito parecidas com cavalos, porém são mágicos, inteligentes e muito puros. Os unicórnios são protetores da floresta e se alguém a destruir desordenadamente, vai ter que se entender com um deles. Em alguns casos, os unicórnios possuem uma barba de bode. Os unicórnios raramente aparecem, e só aqueles que seguem o bem, principalmente paladinos, podem montá-los.

Sua principal característica, o chifre, possui propriedades mágicas, servindo até de antídoto para alguns venenos. Matar um unicórnio é considerado um grande crime, uma vez que são criaturas muito puras. Eles podem viver até 1000 anos de idade.

Exemplo de um Unicórnio.
Existem também unicórnios de cor negra, que muitos acreditam ser maus, pois somente aqueles que seguem o mal, geralmente os Blackguards (um tipo de guerreiro que se assemelha ao paladino, porém seguindo o mal) são suas companhias prediletas. Assim como o branco, eles são muito inteligentes, e talvez, até alguém bom possa domesticá-lo.

Unicórnio Negro

sábado, 24 de maio de 2014

Esfinges

A esfinge é uma criatura da mitologia egípcia, mas também presente na grega. Basicamente, é uma criatura com um corpo de leão, cabeça de humano (Homem ou Mulher) e na maioria das vezes, asas bem grandes. Seu corpo é parecido com o de um Grifo

Uma esfinge macho, note a majestosidade de sua barba e cabelos.
As esfinges são criaturas inteligentíssimas, e que guardam locais, como cidades, por exemplo, usando charadas. Elas também vivem em florestas, e bosques, geralmente em bandos como aqueles de leões, por exemplo.

Exemplo de Hieracosfinge do Yu-gi-Oh! Elas não são sempre fortes dessa maneira.
Existem também algumas variações de Esfinges, tais como a Hieracosfinges, que possuíam uma cabeça de Falcão, às vezes consideradas más e as Criosfinges, que possuía uma cabeça de carneiro-chifrudo e que mesmo não sendo tão inteligentes, eram muito fortes e guardavam templos e pirâmides egípcias.

Exemplo de uma Criosfige, note os seus grandes chifres.
As esfinges são muito sábias e inteligentes, a companhia ideal para quem deseja aprender cada vez mais.


sexta-feira, 23 de maio de 2014

Górgonas

As górgonas são criaturas fascinantes da mitologia grega, e que consistem em seres muito parecidos com uma mulher (em raríssimos casos homens) e que possuem cabelos de cobra e escamas em sua pele. Em alguns casos as górgonas possuíam um grande rabo de cobra ao invés de pernas, como um Yuan-ti.
Representação de Medusa, rainha das górgonas.
Na mitologia, existiam três górgonas: Medusa (de fato, a mais famosa), Euríale e Esteno. Antes belas mulheres, elas foram amaldiçoadas por sua avareza, e se transformaram nas terríveis criaturas. O olhar de uma górgona é tão penetrante que, quem olhasse em seus olhos, viraria pedra na mesma hora.

Representação de Euríale.
Na mitologia, apenas Medusa era mortal, e foi morta pelo herói Perseu, filho de Zeus, deus dos deuses. As górgonas foram adaptadas para muitas histórias e universos diferentes, tais como God of War, Fúria de Titãs, entre outros.

Representação de Esteno, no Videogame God of War: Ascension

Apesar de uma arma forte, o olhar petrificante não é a única artimanha das górgonas, uma vez que elas empunham arcos de uma maneira fenomenal. Não existem relatos de Górgonas boas, então é necessário que se tenha cautela, pois uma vez que alguém é petrificado, não pode ser trazido de volta.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Centauros

O centauro é uma criatura derivada da mitologia grega, e que consiste em um ser com o tronco, braços e cabeça de homem e da cintura para baixo, um cavalo. Eles podem correr muito rápido, são grandes aliados dos Elfos, por serem das florestas, e mesmo que muitos desprezem humanos e anões, eles não são inimigos deles. Geralmente, os centauros escolhem ser Arqueiros, Guerreiros, ou Druidas.

Na mitologia, existiam basicamente duas famílias de centauros, os descendentes de Íxion e Nefele, que representavam a guerra e a força bruta, e os filhos de Cronos e Filira, que representavam a bondade e a inteligência. Entre os centauros mais famosos está Quíron, amigo de Héracles (Hércules para os romanos).

Os centauros são geralmente seres bons, porém cruéis a todos aqueles que querem destruir a natureza. Eles estão presentes em muitos universos, tais quais, Harry Potter, Percy Jackson e As Crônicas de Nárnia.

Um trio de centauros, Note como as pernas dos machos são mais largas e fortes que das Fêmeas.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Golems

Os golems são criaturas criadas a partir de um objeto com uma forma humanóide, feita por exemplo de pedra ou barro, e que apesar de andarem e agirem como vivos, eles são simplesmente objetos animados. Geralmente os golems são criados por feiticeiros, clérigos, ou magos em geral que, o criam para serví-lo, pode ser para ajudar em tarefas (embora os homúnculos tenham mais essa função), ou para se proteger, como é o caso dos golems de ferro.

Vale lembrar que o golem é neutro, pois vai simplesmente obedecer ao seu mestre, e podem ser feitos de praticamente qualquer elemento, desde um simples barro, à majestosidade de um Mithril, (ou até mesmo de restos de humanos!) por exemplo.

De fato, os golems são ótimos defensores, e, por mais que pareçam brutos, eles podem em alguns casos usar magia básica, como bolas de fogo, etc. Porém, eles não são tão inteligentes, fato que não permite que eles tomem iniciativas ou tenham algum tipo de criatividade.

Golem de Ferro do Dark Souls
Por fim, a maioria dos golems possuem um núcleo, geralmente localizado em seu peito que, se destruído, destrói o golem em si.


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dragão Azul

O Dragão Azul é uma espécie de dragão cromático que vive na maioria das vezes em desertos e que, ao contrário da maioria dos cromáticos, costumam viver em sociedades bem organizadas e hierarquizadas. Eles são muito mais famosos por manipular e incomodar, do que matar e destruir as raças menores. Um exemplo disso, é que eles costumam fazer pessoas "beberem" areia ou fazê-las andarem quilômetros e quilômetros em busca de locais inexistentes.

Dragão Azul, note a grossura da cauda e o pontudo chifre.


Ao invés de cuspirem fogo ou gelo, os dragões azuis cospem uma carga de eletricidade, sua principal arma, e que é bastante letal. Eles são facilmente reconhecidos (além da cor) pelo grande chifre que brota do seu focinho, similar a um rinoceronte, e sua cauda, que é similar à de uma lagarta.

Apesar de sua natureza má, os dragões azuis são ótimos pais e muito sábios, e, raramente, podem até ensinar humanos. Por viverem em desertos, eles não costumam se envolver com raças menores, exceto aqueles que cruzam seus enormes covis, ou que são pegos por eles. Enquanto os mais justos dragões azuis preferem viver em seus covis e caçar para se alimentar, os traiçoeiros se cobrem de areia desértica, e, como seu chifre parece com uma rocha do deserto, muitos caem em suas armadilhas.




sexta-feira, 9 de maio de 2014

Kobolds

Os Kobolds são uma raça de pequenos répteis que costumam viver no subterrâneo. Eles são muito agressivos no geral, e adoram armadilhas. Eles costumam ter de sessenta a setenta centímetros e, embora pequenos, são muito perigosos (principalmente se estiverem em grupo). Na maioria das vezes eles vivem com dragões, obedecendo-os.

Eles são pequenos répteis-humanóides com uma mandíbula similar à de um crocodilo, e um rabo de rato. Eles são muito talentosos em criar armadilhas, e preferem esperar que alguém caia nelas a combater alguém.

Os Kobolds são na maioria das vezes maus, e possuem um ódio a todas as raças maiores que eles e aos gnomos, diabretes e fadas, a quem eles costumam torturar. Porém, também existem kobolds bons ou neutros (como os que servem aos dragões metálicos). Eles vivem praticamente da mineração,

De qualquer forma, é necessário que se haja muita cautela ao estar em uma caverna, e é muito importante tomar cuidado, pois suas armadilhas são praticamente impecáveis.

Um típico grupo de Kobolds.

Fênix

A Fênix era um pássaro derivado da mitologia grega que, quando chegava ao fim de sua vida, se queimava em cinzas, para momentos depois, renascer das mesmas. Elas eram como águias, porém era vermelha (em alguns casos sua cauda era bifurcada) e podia se transformar em um pássaro de fogo.

As fênix eram seres de maioria neutros, porém benevolentes, devido à sua grandiosidade e beleza. Enquanto uns acreditavam que ela podia viver nove vezes a vida de um corvo (que vive de cinquenta a sessenta e nove anos, totalizando 450 a 621 anos), outros diziam que seu tempo de vida poderia chegar a 97.000 anos! Quando esse tempo chegava, ela organizava seu "funeral" em uma pira.

A Fênix também era conhecida por sua força, uma vez que foi muito utilizada para transportar cargas (há relatos de fênix que chegaram a carregar elefantes). Outro fator impressionante sobre elas, é que suas lágrimas podem curar quaisquer tipos de ferimentos, o que despertava nas pessoas o desejo de capturá-las.

As fênix podem ser domesticadas, como por exemplo a fênix Fawkes, do personagem Dumbledore de Harry Potter.

Ela foi adaptada para muitos universos, tais como Harry Potter, World of Warcraft As Crônicas de Nárnia e Cavaleiros do Zodíaco.

Uma Fênix em chamas.



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ciclopes

Os ciclopes são uma das raças mais famosas dos diversos mundos fantásticos. Derivados da mitologia grega, essas criaturas consistem em uma das menores raças de Gigantes, podendo chegar a quase quatro metros. Eles são muito parecidos com ogros, exceto pelo fato que os distingui. O seu olho. Os ciclopes possuem somente um olho grande na testa, onde existe um rumor de que quem olha para esse olho sente um grande medo.

Tanto os machos quanto as fêmeas são carecas e possuem espinhos no lugar do cabelo. Eles odeiam quase todas as raças exceto os Drows e os Fomorianos, a quem eles costumam servir (como guarda-costas, ferreiros ou soldados), fato que indica que os atos de um ciclope vão depender das ordens de seu mestre.

Apesar do seu jeito brutal, eles são muito inteligentes, principalmente como Magos e Clérigos, sendo que também podem ser Guerreiros ou até mesmo Ferreiros (aqueles que vivem no subterrâneo).

Os ciclopes não possuem cidades exclusivas, mas costumam viver em cidades de seus mestres (drows e fomorianos). Quando não vivem em cidades, eles fazem suas moradias em florestas, cavernas ou ruínas.

Se você não for um drow, tome cuidado ao andar por alguma floresta ou algo parecido, pois os ciclopes são fortes e não são vencidos facilmente. Se for, faça dele o seu servo, mas não o torne um escravo, pois um ciclope enfurecido não é algo fácil de se conter.

Ciclopes do D&D.


terça-feira, 6 de maio de 2014

Dragões Negros

Os Dragões Negros são os mais vis e cruéis dragões cromáticos. Eles são facilmente distinguíveis, obviamente, por sua cor negra e seus chifres que saem do início da cabeça e se projetam até a ponta.

Eles sempre preferem uma emboscada a um combate corpo a corpo, e eles podem cuspir um ácido que penetra facilmente qualquer tipo de armadura, e sua única fraqueza é que por viverem no pântano eles não podem voar tão alto na hora do combate.

Dragão Negro servindo de montaria a um feiticeiro, implicando que eles podem ser domesticados.
Praticamente todos os dragões negros são maus, emboscando quem se aventura nos pântanos, matando primeiro e perguntando depois. É necessário muita cautela ao caminhar por pântanos ou florestas negras, pois se um dragão negro lhe encontrar, é morte praticamente certa. Estão avisados.

Dragão negro do Dungeons & Dragons, note o ácido saindo de sua boca.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Yuan-ti


Os yuan-ti são um conjunto de raças que engloba ao todo, três sub-raças principais, os Pure-blood (Puro-sangue), as Abominations (abomináveis), e os Half-bloods (mestiços), sendo que todos os Yuan-ti possuem alguma característica Ofídea, como presas e língua de cobra, escamas pelo corpo, etc.

A grande maioria dos Yuan-ti são aliados ao mal, por seguirem o demônio Sseth, que dita que o objetivo dos Yuan-ti é causar a destruição total do mundo, porém existem raras exceções, que são Yuan-ti's neutros. Mmas um Yuan-ti realmente bom é algo extremamente raro. Eles pertencem ao universo de Dungeons & Dragons

Puro-Sangue


Os Puro-sangues são os Yuan-ti mais parecidos com humanos, porém com escamas no lugar da pele, olhos, presa e língua de cobra. Os puro-sangue são em sua maioria diplomatas ou espiões, que fingem ser humanos.

Uma Puro-sangue. Note sua semelhança com um humano, mas com traços de cobra.
 


Abomináveis


Os abomináveis são a raça de Yuan-ti mais parecida com uma cobra, sendo que possuem uma longa cauda ao invés de pernas (assim como Nagas) e uma cabeça de humanóide com traços de cobra e com braços humanóides, ou cobras no lugar dos braços. São os mais venerados dentro de uma sociedade Yuan-ti, servindo como Clérigos ou outros papéis relacionados a poderes.

Yuan-ti Abominável.


Mestiços


Os mestiços possuem traços de humanóides, porém com mais características de cobra do que os Puro-sangues, como escamas por todo o corpo, uma cauda de cobra entre as pernas, um capuz de naja, geralmente uma cabeça de cobra ou cobras no lugar dos braços. Em uma sociedade eles são guerreiros ou cavaleiros templários.
 
Uma mestiça (esquerda) com um Abominação (direita)

domingo, 4 de maio de 2014

Dragões Dourados

Os dragões dourados são os mais poderosos dos dragões metálicos, e os mais dedicados a destruir o mal. Eles são muito poderosos, e preferem falar primeiro e atacar depois, além de compartilhar seus ensinamentos com humanos, elfos e outras raças não hostis.

Eles são evidentemente dourados, com muitos chifres na cabeça e asas espetaculares, que seguem até a ponta de suas caudas.

Chamados de "Paladinos Dragônicos" eles costumam se transformar em humanos para ouvir histórias ou boatos de algum mal que está acontecendo para ir até lá e destruí-lo, revelando assim a sua forma verdadeira.

Realmente espetaculares, os dragões dourados são de fato "limpadores do mundo", por destruir todo tipo de mal existente, eles são dragões excelentes no combate, sendo que seu fogo é comparado ao dos dragões vermelhos mais velhos e experientes.

Dragão Dourado. Note o tamanho de sua cauda e sua barba.

sábado, 3 de maio de 2014

Gárgulas

As gárgulas eram estátuas de pedra que de dia ficavam em beiradas de calhas de igrejas ou outras construções e que cuja função era escoar a água da chuva para fora da parede, porém, que ganham vida à noite por causa de algum feitiço ou maldição.As gárgulas são criaturas meio-humanóides e magras com asas similares à de um morcego com ou sem chifres longos, como os de um antílope.

As gárgulas costumam ser más, uma vez que aceitam trabalhos de mestres do mal em troca de tesouros e por serem totalmente sádicas, podendo até mesmo comer um inimigo só para ver ele sofrer, já que elas não sentem fome. As gárgulas também são vistas com vampiros e em raríssimos casos, elas podem ser boas ou neutras, defendendo uma cidade ou até mesmo aquela construção, então resumindo, depende do que o seu mestre mandar (como um golem, por exemplo).

Uma gárgula é uma excelente escolha para proteger uma construção de invasores, já que por serem feitas de pedra, não são feridas facilmente por uma arma.

Exemplos de Gárgulas. (note que existem duas pequenas do lado da Caveira)



Cérbero

O Cérbero era na mitologia grega, um cão meio vermelho de três cabeças pertecente a Hades, que guardava o submundo, sendo que as almas podiam entrar, mas não sair e os mortais que tentavam entrar eram brutalmente estraçalhados por Cérbero.

Ele já foi muito adaptado para diferentes universos, assumindo uma forma diferente em cada um. Alguns desses universos são Harry Potter (Fofo), God of War (onde assume uma forma mais monstruosa), Chrono Tales, Kingdom Hearts, entre outros, sendo que em alguns desses, não é O CÉRBERO, são apenas cães de três cabeças baseados nele.

Cérbero era um cão muito adorável e amigável com as pessoas que entravam no submundo, porém, se alguém tentasse sair ele a impedia, tornando-se um cão muito feroz. Os únicos mortais que passaram por Cérbero foram Hércules, Orfeu, Psiquê e Eneias.

Ilustração de Cérbero, comparando-o com um humano.



Gigantes do Gelo

Os gigantes do gelo são criaturas originárias da Mitologia Nórdica, e que consistem em um ser muito parecido com um humano, porém com uma estatura bem maior e com a pele branco/azul muito claro. A maioria dos gigantes do gelo é do mal, porém existem aqueles que são neutros. Eles costumam se vestir com peles de animais e armaduras, principalmente peitorais, além do icônico chapéu com chifres de viking.

Basicamente, eles são o estereótipo de um viking: Um homem bravo, forte, barbudo, com um machado e um chapéu com chifres. Seu combate também é muito similar ao dos vikings, visando que eles usam grandes machados, clavas e/ou lanças no combate. Enquanto imunes ao gelo, eles são vulneráveis a qualquer tipo de fogo, e tem uma visão de luz baixa. É importante lembrar que eles costumam levar prisioneiros com eles também.

Os gigantes de gelo costumam viver em cavernas ou castelos de regiões geladas e/ou de montanhas.

Gigante de gelo. Note a sua semelhança com um Viking.

Grifo

Os grifos são criaturas vindas da mitologia grega, e que consiste em um animal com o corpo de um leão, e cabeça, pernas da frente e asas de uma águia. Ele é dessa forma, pois acreditava-se que o leão era o rei da selva, e a águia a rainha dos céus, portanto, era uma junção dos dois.

A principal utilidade dos grifos é guardar tesouros, visto que a maioria tem essa função, porém seu habitat natural são os topos de montanha, onde eles fazem seus ninhos. Eles também podem ser usados como montaria, geralmente por um paladino ou cavaleiro, por serem criaturas grandes, belas e majestosas.

Existem raros relatos de grifos atacando cidades, uma vez que eles preferem cortar relações com humanos e outras raças, devido à sua moradia em topos de montanhas. Os grifos estão presentes em muitos universos, tais como Harry Potter, World of Warcraft, Dungeons & Dragons e Crônicas de Nárnia (Filmes).

Um grifo em seu habitat no topo das montanhas.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Trolls

Os trolls são uma das criaturas mais famosas e mais adaptadas para diferentes histórias. São vindos da mitologia nórdica e são na maioria das vezes descritos como criaturas grandes (parecidas com ogros) com enormes nariz e orelhas.
Apesar de não serem inteligentes, os trolls são grandes trabalhadores e muito fortes, além de terem uma personalidade distinta (enquanto uns matam e comem gente, outros são gentis e dispostos a ajudar as pessoas), e se expostos ao sol, eles viram pedra.
Existem muitos tipos de trolls, como os trolls-subterrâneos, os trolls da neve e os trolls montanheses. Eles estão presentes em muitos universos, tais como a Terra-média de Tolkien, Elder Scrolls, D&D, Harry Potter, entre muitos outros.
Os trolls também são conhecidos como pais muito protetores, e ótimos amigos, então tenha um desses em seu grupo, e você estará a salvo

Trolls na ilustração de John Bauer

Hidras

As hidras são criaturas vindas da mitologia grega que consiste em um ser parecido com um dragão, porém sem asas, e que possui várias cabeças. A lenda diz que se cortar uma cabeça da hidra, duas nascerão em seu lugar, portanto é necessário ter cautela ao enfrentar um bicho desses.
A técnica mais famosa para se derrotar uma hidra, é destruir a cabeça "mãe" que geralmente é a maior ou a do meio. Outra maneira de se matar uma hidra é cauterizar cada cabeça que cortar, fazendo com que não nasça outra no lugar.
Elas costumam viver em rochedos ou cavernas aquáticas, sendo que também se adaptam à vida na terra. 
Não existem muitos relatos de pessoas que domesticaram hidras, porém sabe-se que é possível, se você conseguir um ovo. Outro fato que dificulta a sua domesticação, é que quando adultas, as hidras são enormes tendo que ser soltas no mar. Mas lembre-se, mesmo com essa possibilidade, elas são ardilosas e não hesitam em matar, principalmente se estiverem com fome.


Mantícoras

As mantícoras são criaturas fantásticas originárias da mitologia grega, porém presentes em inúmeros universos, que consistem em um animal com corpo de leão, uma cabeça meio humana (mantendo a juba), asas de dragão e cauda de escorpião. Verdadeiros demônios, são excelentes em combate e muito ágeis podendo envenenar suas vítimas com sua cauda de escorpião.

De fato, é um monstro muito temido e amante de carne humana, frequentemente armando emboscadas em estradas.

Matar uma mantícora sem dúvida é um dos feitos mais formidáveis na vida de um herói, pois uma cabeça de mantícora e sua honra será restaurada para sempre.

Apesar de tudo, as mantícoras podem ser domesticadas (dificilmente) e virar companheiros ou montarias leais a seus mestres, pois quem não quer ter um bicho desses como guarda costas?

Exemplo de mantícora

Dragões Brancos ou do Gelo

Os dragões brancos ou do gelo, são a mais fraca e a menor espécie de dragões cromáticos. Eles possuem suas escamas em tons de branco que vão do cinza ao azul-claro, o que possibilita que se camuflem bem na neve. Embora sejam os mais inferiores dragões, os brancos não devem ser subestimados, uma vez que seus sopros podem congelar um homem em um mísero instante, o que os faz grandes mestres da Criomancia, a arte de dominar o gelo. Eles estão presentes em muitos universos, tais como D&D, Elder Scrolls e RuneScape.

Os dragões do gelo obviamente vivem em regiões frias, na maioria das vezes em cavernas ou grutas. Podem ser domesticados se criados desde o ovo, e usados como montarias.

Dragão do gelo em D&D